sábado, 13 de outubro de 2007

Viva Vencendo

E não é isso mesmo que você desejaria? Viver vencendo?

Vencer o medo, a preocupação, a angústia, o egoísmo, o remorso, o fracasso e sair disso tudo vitorioso, confiante, sereno, altruísta, eficiente e triunfante?

Então se convença de uma grande verdade – esse desejo não é uma fantasia sua, completamente sem fundamento. Ao contrario. Você foi criado para vencer na vida, e não para ser derrotado. Isto não é mais uma canção de ninar, para embalá-lo durante as suas noites de insônia.

Todas essas misérias que estão dando cabo da sua vida, ou pelo menos da sua alegria de viver, são inteiramente contrárias à sua natureza.

Você não nasceu com nada disso. Essas coisas foram ferindo o seu espírito gradativamente, e com tal persistência, que hoje você nem sequer consegue mais perceber que elas são elementos estranhos à sua estrutura.

Mas não se aflija, porque debaixo de todas essas camadas feridas no decorrer dos anos, existe um fundamento sólido, muito mais resistente do que a crosta machucada, que tanto o incomoda. Na profundeza do seu ser, encontra-se a sua capacidade de recuperação. Essa base indestrutível, e, enquanto você estiver vivo; poderá ser ativada e posta em ação para reconstruí-lo, transformando-o naquilo que você nasceu para ser.

Se todos os que vivem dominados pelas fraquezas tivessem sido criados para viver assim, deveriam estar perfeitamente satisfeitos com os seus fracassos, ou pelo menos acomodados a eles. Mas o espírito reage a esses elementos destruidores, causando-nos inquietação, assim como o físico reage a micróbios, causando a febre, numa tentativa de expulsar do organismo aquilo que nele se aloja para destruí-lo.

Supondo-se que tudo isso lhe pareça lógico, surge agora uma pergunta.

Mas como? Como se vence? Onde se encontra, dentro de nós aquilo que foi soterrado por uma vida inteira de fracassos?

A essa indagação iniciais, que se desdobra em dezenas de perguntas, este grupo de oração trará nos próximos boletins uma seqüência de mensagens com respaldo bíblico, para trazer a você não simplesmente uma resposta a indagação, mas o caminho que trará o verdadeiro sentido para a sua vida. Então você terá a seu lado, para orientá-lo, encaminhá-lo, censurá-lo quando necessário e encorajá-lo em todas as circunstancias, não, somente um boletim contendo palavras amigas, mas a companhia poderosa e invencível do Verdadeiro Deus.

Esta mensagem lhe é transmitida com uma prece sincera, para que Jesus o faça encontrar na vida o caminho da vitória.

(extraído e adaptado – VIVA VENCENDO – Maria Amélia Rizzo)


DEPRESSÃO

Leia: Tiago 5.17,18

O evangelho de Jesus Cristo pode nos ajudar a vencer a depressão. Depressão significa abatimento, tristeza excessiva, sensação de morte e incapacidade de agir. Pode ser apenas um sintoma e pode evoluir para um conjunto de sintomas ligados a uma doença. Sua causa pode estar na disfunção bioquímica neuronial, bloqueio fisiológico ou nas dificuldades de lidar com realidades difíceis e dolorosas. Segundo a psicanalista Elisabeth Roudinesco "vivemos hoje numa cultura cada vez mais depressiva... não só porque o cotidiano é penoso, repleto de frustrações, fracassos e decepções desanimadoras, mas, principalmente, porque gera 'personalidades' frágeis, pouco resistentes à frustração, à perda, ao fracasso, à incompreensão do outro. E, por isto, mais suscetíveis à desestabilização diante das agruras normais da vida ou diante de alguma hipotética predisposição orgânica". Elias era humano como nós, homem sujeito aos mesmos sentimentos. Ele também precisou sair das "cavernas" da vida e ouvir a voz de Deus para resistir e passar pelas dificuldades do cotidiano. O evangelho não traz a garantia de que nunca iremos ficar deprimidos, mas, sim, a promessa de que Deus está conosco, dando-nos força e resistência para sair dela ouvindo a sua Palavra.

Pense: A palavra de Deus é viva; por isto proporciona novo ânimo ao ser humano abatido.

Ore: Senhor, sei que o remédio extraído da natureza cura meu corpo físico; e a tua Palavra cura a minha alma. Assim, ilumina a minha mente e meu coração quando eu tiver que enfrentar as dores da depressão. Amém.

“Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graça; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.”

Filipenses 4:6,7